Blog

Emoções de um clássico

Emoções de um clássico

Beto Lago - 17/04/2021

Mais um clássico no futebol pernambucano. O terceiro na temporada 2021. O segundo neste Campeonato Estadual. E o primeiro envolvendo Náutico e Santa Cruz. A capa do nosso Jornal Torcida coloca “Clássico de Emoções Diferentes”. Hoje, Alvirrubros e Tricolores chegam em momentos totalmente opostos para esta partida.

O Náutico é o líder isolado do Pernambucano, com seis jogos, seis vitórias e um ataque arrasador, o melhor do Brasil. Se não esteve nas Copas do Brasil e do Nordeste, o Timbu soube aproveitar bem o período para preparar seu grupo. Hélio dos Anjos vem dando uma consistência tática ao time desde a primeira partida. O crescimento da equipe é visível. Já se tem uma equipe na cabeça de cada torcedor alvirrubro, principalmente quando se olha para os homens do ataque. Evidente que ainda será preciso arrumar “a cozinha”, mas vejo o problema mais como falhas individuais de algumas peças da defesa. O que mostra que será preciso reforçar este setor antes do início do Brasileiro da Série B.

Já o Santa Cruz é o outro lado da moeda. O vexame na Copa do Nordeste (com a pior campanha entre as 16 equipes que disputaram a primeira fase) e a eliminação para o Cianorte na Copa do Brasil (perdendo uma cota de R$ 1,7 milhão) mostraram que o planejamento iniciado pela nova diretoria coral não deu certo. Ainda que tenha menos jogos em relação aos seus rivais da Capital (4 contra 6 de Náutico e Sport), a sacudida no ambiente era necessária. E a vinda de Alexandre Gallo para comandar o time pode ser o ponto de partida. Claro que encara um adversário mais arrumado e favorito. Porém, favorito não quer dizer que já ganhou. Camisa pesa. E muito. E é nisso que o novo treinador coral se agarra para conseguir um bom resultado nos Aflitos.

Tenho uma boa expectativa para este Clássico das Emoções. Será que o Náutico se mantém 100%? Ou o Santa Cruz acaba com a invencibilidade do rival? E quem leva a melhor no duelo entre os treinadores? Perguntas que sempre vão apimentar um clássico estadual. Ainda sem público, mas temos bons ingredientes para que Náutico e Santa Cruz possam repetir a história de grandes duelos.

VAR
A FPF vai colocar o VAR neste Clássico das Emoções. O uso do árbitro de vídeo já vem trazendo uma discussão forte. Vimos tantos erros nos jogos e tantos clubes foram prejudicados que se levantou a questão de ferir o princípio da isonomia. Se não tem recursos para colocar desde o início do Estadual, eu teria colocado o VAR apenas nas fases seguintes do Pernambucano.

Sport
Umberto Louzer inicia sua era no comando do Sport. Não ficará no banco de reservas na partida contra o Sete de Setembro, mas vai observar bem a partida e o elenco que terá nas suas mãos. Sua última passagem, pela Chapecoense, foi positiva – título estadual e conquista da Série B de 2020. A partir de segunda inicia seus trabalhos. Expectativa é saber quem vai continuar e quem deve deixar o clube para a chegada dos reforços que Louzer deverá sugerir aos dirigentes leoninos.

ìndice de postagens