Blog

Clássico com VAR

Clássico com VAR

Clauber Santana - 17/04/2021

A novidade do Clássico das Emoções deste domingo será que a utilização do VAR, pela primeira vez após quatro anos – a última havia sido na final do Pernambucano de 2017 vencida pelo Sport contra o Salgueiro.

A implementação do sistema do árbitro de vídeo será apenas para este jogo na primeira fase, mas é um teste para os jogos decisivos do mata-mata do Campeonato Pernambucano.

A solicitação partiu da Federação Pernambucana de Futebol, que enviou ofício para CBF no início da semana pedindo autorização. O VAR será operado à distância, da sede da entidade máxima do futebol, e já foi testado pela Confederação na final da Supercopa do Brasil 2021, entre Flamengo e Palmeiras, de uma cabine instalada na sede da CBF.

“A ideia da entidade máxima do futebol brasileiro é desenvolver o Centro de Excelência da Arbitragem e controlar a operação em um único local. O objetivo faz parte de um processo de evolução do árbitro de vídeo. Só temos a parabenizar a Confederação pela grande iniciativa”, afirmou o presidente da FPF, Evandro Carvalho.

Neste Pernambucano, inclusive, no jogo entre Santa Cruz x Vera Cruz, no Arruda, o VAR remoto foi testado, mas de forma offline. Na ocasião, os operadores da CBF ficaram em comunicação direta com o quarto árbitro do duelo, que estava nos vestiários, mas sem interferir diretamente no duelo.

Agora, no clássico entre alvirrubros e tricolores, a situação será diferente, com o VAR sendo utilizado normalmente, inclusive na interferência de lances duvidosos da partida. Mas com os operadores do equipamento também atuando diretamente da CBF, em uma sala no Rio de Janeiro.

“O feedback, o estudo, treinamento, a forma com que vamos conseguir dar o retorno aos nossos árbitros tem tudo para evoluir. Nós estarmos todos no mesmo local vai ser fundamental para um crescimento cada vez mais rápido da tecnologia", afirmou o chefe de departamento de arbitragem da CBF, Leonardo Gaciba.

O árbitro escalado para o Clássico das Emoções é Diego Fernando Silva de Lima, que será auxiliado por Marcelino Castro de Nazaré e Fernando Antônio Da Silva Junior. O quarto árbitro é o experiente Anderson Luís Marques.

ìndice de postagens